O Prosumer e o seu papel no Ciberativismo

    Você já ouviu o termo Prosumer? Prosumer é um fenômeno em que o consumidor de informação passa a ser também o produtor. As mídias sociais, redes sociais, novas plataformas de exibição e softwares livres passam a ser as ferramentas dos prosumers para, além de produzir e receber, interagir com a informação.
    O ciberativista é um exemplo de prosumer, usando a internet como plataforma para reivindicação de direitos e lutas solidárias. Porém, ele também tem acesso, no ciberespaço, a diversos movimentos que não conhecia e que são publicados nas redes sociais, como Youtube e Facebook.
    O ciberativismo também possibilita que pessoas de diversos lugares do mundo possam apoiar e acompanhar um movimento de uma região diminuindo, assim, os limites de tempo e espaço. Por exemplo, a manifestação neonazista que aconteceu em Charlottesville, nos Estados Unidos, repercutiu fortemente nas redes ao redor do mundo e conseguiu o apoio de ciberativistas não só no país, mas também no Brasil, Argentina e alguns lugares da Europa.
    A internet mudou drasticamente a forma de  fazer ativismo, permitindo um alcance maior às diferentes informações e culturas.
    Alguns sites para apoiar causas online são Change.org, Avaaz, Eco4Planet, Greenpeace Brasil e Clique alimentos (você pode saber mais sobre eles aqui). A criação desses sites só foi possível pelo avanço da tecnologia e das mídias digitais. Com o Change.org, por exemplo, o prosumer pode criar um abaixo assinado contra ou a favor de alguma causa, ou apoiar algum já existente. O ciberativista também pode lutar por seus direitos e por causas importantes por meio de aplicativos, de forma simples e rápida. Tornando esse ambiente virtual mais interativo e cheio de possibilidades.



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