Cultura de massa X Cultura digital

   A internet se mantém como um dos principais ambientes de comunicação e informação atualmente. Com isso, as pessoas estão constantemente se adaptando ao estilo de vida online e a essa nova cultura.
   Dentre os usuários da internet, há pessoas que se deparam com discursos de ódio e não se dão o trabalho de formar opiniões próprias, perdendo a capacidade de raciocinar e interpretar os atos a partir de seu próprio senso crítico. Essas pessoas podem ser consideradas fruto da cultura de massa, indivíduos passivos, ou seja, recebem informação mas não interagem com ela, pelo contrário, são influenciados, tornam-se alienados e perdem a capacidade e se opor. 
   Esse tipo de comportamento pode ser visto na intolerância religiosa, cultural, racial e orientação sexual nas mídias sociais e em grupos de ativismo online, onde existem diversas discussões sobre determinado assunto mas nem todos se manifestam sobre ele por estarem em posição de receptor apenas. 
    Com essa nova cultura digital, surge o ciberativismo, uma forma de ativismo online que da poder à voz e transpassa informações que a mídia de massa não mostra, já que os emissores somos nós mesmos. A cultura digital veio para mostrar que na internet todos podem receber e emitir informação sem censura e quebrar a alienação, estabelecendo liberdade de expressão. 

Comentários

  1. Olha, achei este artigo deveras interessante com um conteúdo fascinante e totalmente intrigante, percebo que é um artigo que foi muito bem trabalhado por uma pessoa ou mais, que tem o conhecimento do assunto, espero que continuem assim, pois sou um fã do trabalho de vocês, obrigado por me tirarem da depressão
    OBS: O rapaz do meio possui uma deficiência engraçada 0/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 Filmes e Séries Sobre Ciberativismo

5 Ciberativistas famosos