5 Ciberativistas famosos

    Nós criamos uma lista com 5 ciberativistas famosos para você entender melhor como esse fenômeno acontece.


1) Aaron Swartz
    O programador estadunidense, Aaron Swartz, foi um dos fundadores do Reddit e Creative Commons e da organização ciberativista Demand Progress. Ele ficou conhecido por ser acusado de hackear os servidores do Instituto de Tecnologia de Massachussetts e roubar cerca de 5 milhões de artigos acadêmicos. Swartz cometeu suicidio em janeiro de 2013.



2) Wael Ghonim
    O egípcio e executivo da Google de 36 anos participou da  Primavera Árabe, série de protestos contra o regime de Hosni Mubarak. No dia 25 de janeiro de 2011 ele mobilizou manifestantes contra o regime através de sua página do Facebook, dois dias depois foi preso e interrogado por 12 dias. Um dia depois de ser liberado, Ghonim foi à praça Tharir, local onde os protestos se concentraram e foi chamado de herói, mas disse "Não sou herói, vocês são os heróis, vocês são os que ficaram na praça."





3) Julian Assange
    Julian Assange, ciberativista australiano, é o fundador e um dos nove membros do conselho consultivo do WikiLeaks (um site de denúncias e vazamento de informações). Sua fama cresceu em 2010, quando publicou documentos sobre crimes de guerra cometidos na Guerra do Afeganistão e na Guerra do Iraque, pelo Exército dos Estados Unidos.







Resultado de imagem para chelsea e manning

 4) Chelsea E. Manning
    Nascida Bradley Edward Manning, é uma militar transexual do Exército dos Estados Unidos. Chelsea foi acusada de ter vazado 700 mil documentos secretos ao WikiLeaks e foi presa em 2013. Um dos aspectos de defesa da militar foi a questão de gênero que ela estava enfrentando na época.
Sua pena de 35 anos foi reduzida a 7 pelo então presidente Barack Obama e Manning foi libertada em maio de 2017.





5) Jimmy Wales
    O empresário americano Jimmy Wales é o co-fundador da Wikipédia. Juntamente com Larry Sanger ajudou a popularizar o acesso livre a educação e conhecimento humano com a colaboração compartilhada entre usuários. A Wikipédia é um serviço grátis, sustentado por doações dos usuários e que não promove anúncios, porém, seus fundadores lançam uma campanha todo ano pedindo doações aos usuários para conseguirem manter o site disponível
gratuitamente.


Agora que você já conhece um pouco da história de cada um desses ciberativistas fica mais fácil de entender a importância da internet em movimentos sociais e na liberdade de expressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Filmes e Séries Sobre Ciberativismo

Cultura de massa X Cultura digital