5 Filmes e Séries Sobre Ciberativismo

    A equipe do Vanguarda Online separou 5 filmes e séries que falam sobre o ciberativismo para você assistir se quiser saber mais sobre o tema.

         1) Mr. Robot

    Mr. Robot é uma série lançada em 2015 e já foi renovada para sua terceira temporada. Elliot (Rami Malek) é um engenheiro de cibersegurança e hacker com problemas de ansiedade social e dependência química. Ele é recrutado por uma organização de programadores anarquistas, o plano é invadir os dados de uma corporação, a Evil Corp, que mantém registros de grandes instituições financeiras do mundo todo, e vazar esses dados, acabando com toda a dívida do mundo com um clique.



         2) Nós Roubamos Segredos: A História do WikiLeaks



    O documentário de 2013 fala sobre a atuação do WikiLeaks e do trabalho de seu fundador, Julian Assange. A WikiLeaks é uma organização sem fins lucrativos que publica informações confidenciais de fontes anônimas que são vazadas de governos ou empresas. Julian Assange é o jornalista e ciberativista australiano que fundou o site em 2006.


         3) We Do Not Forget



    We Do Not Forget é um relato ficcional de um conflito real entre o grupo Anonymous e o cartel de drogas mexicano Los Zetas. Após o sequestro de um dos membros do Anonymous pelo cartel mexicano, o grupo ameaçou vazar informações sobre os participantes e colaboradores do Los Zetas. O cartel recrutou seu próprio exército de hackers e deu-se início a uma guerra cibernética. O filme tem previsão de estréia ainda para o ano de 2017.

        4) O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz

     

    O filme segue a história de Aaron Swartz, um famoso ciberativista estadunidense que teve iniciativas em prol da livre circulação de informação.  Swartz foi um dos fundadores do Reddit e o Creative Commons e da organização ciberativista Demand Progress. Ele cometeu suicídio aos 26 anos em janeiro de 2013.

      5) A Praça Tahrir



    Durante a série de protestos conhecida como Primavera Árabe, a Praça Tahrir, em Cairo, no Egito, foi o local escolhido para a concentração dos manifestantes que queriam derrubar o governo do presidente Hosni Mubarak. O documentário de 2013 acompanha alguns dos ativistas que estavam presentes nos 18 dias de ocupação da praça.


    Boa parte dos ciberativistas que inspiraram esses filmes estão na nossa outra lista, de 5 ciberativistas famosos, e você pode entender um pouco mais sobre eles aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Ciberativistas famosos

Cultura de massa X Cultura digital