O Etnocentrismo e a Cibercultura

    A internet, como um ambiente virtual, tem uma cultura que se diferencia daquela tradicional cultura offline. A esse fenômeno, chamamos de cultura digital. No ciberespaço é possível reunir uma diversidade cultural do mundo, que é a mais acessível aos indivíduos e permite o contato com culturas totalmente opostas.
    Há quem não aceite essa diversidade toda e espalhe palavras e ações de ódio contra um modo de vida diferente por julgá-lo inferior. Etnocentrismo é essa visão de considerar sua cultura mais importante ou superior às demais. O ciberativismo é uma forma de luta contra a atitude etnocêntrica pela internet.
    Entretanto, mesmo com a diversidade cultural e possibilidade de entender melhor cada movimento, o ciberespaço dá liberdade para nos expressarmos, mostrando o que pensamos e, muitas vezes, isso traz graves consequências, como discursos de ódio e movimentos que vão contra os direitos humanos.
    Um exemplo desses movimentos é o protesto neonazista em Charlottesville, nos EUA, no qual diversas pessoas lutaram contra negros, homossexuais, judeus e imigrantes. Esses manifestantes estão se unindo a outros grupos neonazistas nos Estados Unidos, Europa, Argentina e Brasil por meio da internet.
    Ainda assim, a maior parte dos discursos online apoiam a igualdade e a diversidade, e o ciberativismo é muito usado para espalhar esse pensamento para todo o mundo. Há diversos movimentos que lutam pelos direitos humanos e se esforçam para que todos respeitem as diferentes culturas existentes, lutando por um mundo menos etnocêntrico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Filmes e Séries Sobre Ciberativismo

5 Ciberativistas famosos

Cultura de massa X Cultura digital